Olá Habeas e Caroline, tudo bem?
Nesse exato momento eu consegui visualizar ambos os cenários, o desejo da comunidade e também o que é importante e válido para a InnoGames. Irei comentar sobre ambos dentro do que conheço através de minha experiência e também minha opinião sobre.
Habeas, honestamente eu concordo que exista o desejo da comunidade de jogar velocidades maiores acima de 4x, por exemplo, e também é um desejo meu. Recentemente pude desfrutar de jogar um mundo com velocidade 4x e sem moral, o que até então, era uma configuração inédita pra mim. Eu fiquei bastante contente com o atual modelo, pois nunca havia jogado um mundo assim. A experiência de cercos durando 6 horas é surreal e bastante atrativa, e dificilmente eu voltarei a jogar mundos com a velocidade abaixo de 3x, justamente por esse motivo.
O Grepolis já não é mais uma novidade, afinal já existe desde 2009 ou 2010, e infelizmente quem cuida da parte de promover o jogo não está fazendo um bom trabalho (ou infelizmente o Grepolis já não faz parte da "primeira prateleira" de jogos da InnoGames), afinal o público para esse jogo é composto por jogadores que eu classifico como dinossauros. A parcela de jogadores que nunca jogaram o jogo é mínima ou inexistente e só o Gestor da Comunidade poderia nos dar mais detalhes quanto a isso, afinal certamente o controle disso passa por ele, além de todos seus afazeres diários. O que eu quero dizer é que o Grepolis parou no tempo. Quem tinha que chegar ao jogo, já chegou. Muitos dos que chegaram há alguns anos, estão ai até hoje, outros já "penduraram" seu colonos. Quem permanece, está por amor ao jogo, e não por ser um jogo atrativo. O que me atrai nesse jogo é justamente a interação de players, e mim pra mim, o jogo não passa de um monte de coisa velha sem graca alguma. Me digam vocês, que certamente são ou foram jogadores as Grepolis, qual foi a ultima vez que vocês tiveram um contato direto com um jogador novato sem a mínima noção de jogo? Qual foi a ultima vez que vocês viram um mundo bombar a ponto da guerra não se limitar aos 4 oceanos principais?
Sei que é duríssimo admitir uma coisa dessa, e pra mim, há alguns anos, o oceano 75 era um front pesado, assim como o oceano 34 ou o 43, que seja. E esse tipo de argumentação só prova que meu pensamento está no mínimo coerente. Infelizmente o brasileiro por natureza é acomodado e resistente à mudanças, infelizmente é algo cultural, por isso digo que o mundo precisa de pessoas que pensam fora da caixa, os chamados loucos (no bom sentido, claro).
Outro ponto que gostaria de ressaltar é a resposta da Caroline. A propósito, muito bem feita! Não deixou margem para dúvidas e foi bem explicativa. Entendemos a conexão entre comunidade, equipe de suporte e InnoGames, o que estiver em equilíbrio sendo viável para os três pilares será a escolha.
Você citou também sobre a possibilidade do gestor trazer e optar por um mundo que varia de 1x à 4x, mas posso citar dois exemplos de mundos que estão fora desse gesso, como um 5x no Servidor Argentino e também um mundo 6x no Servidor Português, e afirmo que não se trata de do AR100 ou PT100. Pode se tratar de qualquer coisa, mas de mundos especiais/comemorativos certamente não.
Tenho uma crítica a fazer também! E as críticas não são feitas com o intuito de bagunçar vocês de alguma forma, mas sim procurando sempre o melhor, buscando sempre o objetivo de melhorar algo já existente. Esse discurso de "se tiver um número expressivo de pessoas pedindo algo, poderá ganhar mais força", pra mim não passa de um discurso obsoleto que eu tô careca de saber, afinal todos sabemos que não é bem assim. Eu poderia criar 1350 multi contas ou acessar contas de terceiros com o objetivo de criar tickets direcionado ao Diego, pedindo um mundo de velocidade 5x que meu pedido seria negado. A questão é que a comunidade é desunida é não há mais aqueles embates de alianças como antigamente. Acho que seria muito mais legal se houvesse uma enquete aberta para a comunidade votar em qual configuração gostaria, e teria um chamado especial para isso, assim como existe para atualizações, novidades, eventos ou o GrepoNews. Façam o teste por duas vezes, uma com o cerco e outra com revolta.
Se possível, gostaria que você convidasse o Diego a participar dessa discussão por favor, afinal o fórum é para essas coisas.
John (HighDistortion)