• Estamos procurando por você!
    Olá Visitante, você sempre quis entrar em nossa Equipe de Suporte? Estamos a procura de novos moderadores!
    Dê uma olhada na nossa página de recrutamento para mais informações e como você pode aplicar: clique aqui!

Verificação em 2 etapas no jogo.

Cavaleiro Perdido

Senior Moderator
Equipe do Grepolis
Boa Tarde, Pessoal!

Tudo bom?

Estou vendo que a discussão aqui sobre a verificação em duas etapas está bem interessante. Tanto no sentido de evitar infrações, bem como, uma proteção à conta de vocês todos.

Sobre a parte de proteção à conta, realmente não tenho nada a mais do que acrescentar, realmente neste sentido, pode ser algo bem válido sim e, inclusive, nossa administradora já está sabendo da sugestão.

Entretanto, para a parte de evitar infrações, gostaria de apresentar alguns pontos.

- Vocês já usaram o Google Authenticator?

Pelo aplicativo, temos a opção de ler, por QR Code nossos dados e assim, passar a gerar os códigos de verificação em duas etapas.

Semelhante ao que podemos ver na tela abaixo:
3HeMtMA.png


Esta opção, tem que ser feita para quem quer utilizar qualquer aplicativo que gere os códigos da verificação. E, com isto, pode ser visto que não há limite de contas a ser utilizadas aqui, portanto, posso realizar esta etapa várias vezes acrescentando qualquer usuário que seja necessário. Digo isso não só para alguém que utilize multi contas, mas também, contas de qualquer outro serviço que tenha verificação em duas etapas.

- Com isso fica a pergunta, tendo esta etapa como processo, será que realmente iria impedir criar multi contas, utilizar a verificação em duas etapas?

Aí vocês me falariam de número de celular por SMS, realmente aí seria um ponto bem interessante.

No entanto, se você, por algum motivo, perdeu o celular e não tem mais acesso às mensagens recebidas por ele e precisasse fazer a verificação em sua conta? Geraria um certo transtorno para conseguir comprovar a titularidade da conta até que você consiga acessá-la novamente. Mas, apesar disso, no objetivo aqui discutido, continua sendo o melhor ponto.

E, por fim, tem a verificação por email. Aqui nem falo muito, pois realmente criar email é muito fácil, não seria um impeditivo válido.

- Moral de tudo?

Estamos trabalhando apenas com um ponto de verificação: por SMS. Entretanto, precisamos disponibilizar outros métodos e, o bem comum, é pelo aplicativo que a validação é realizada da maneira dita acima, O que me faz repetir a pergunta: Será que realmente impediria multi contas? Tenham em mente que o aplicativo da Google não limita (pelo menos o valor, se tiver limite, deve ser bem alto) a quantidade de contas para gerar os códigos.

Não podemos usar apenas uma forma, justamente para dar oportunidade de outras opções para verificar a autenticidade da conta e, evitar um problema semelhante ao que eu disse sobre a perda de celular.

A ideia é excelente, como proteção de conta realmente não tenho o que dizer. Mas realmente, sobre restringir infratores, pode dar um trabalho a mais, mas não acho que impeça quem realmente quer, de criar multi contas.

- E se fizéssemos somente a validação?

E ainda assim, podemos fazer a validação, da conta por SMS apenas e depois, passar a utilizar o aplicativo (conforme já foi dito no tópico). Certo? Talvez aqui dê mais certo. Porém, fazer isto uma única vez impediria algo? Pois posso utilizar o celular do meu pai, da minha mãe, do meu irmão sem eles efetivamente terem contas no Grepolis e, como só precisaria disso uma vez, certamente eles não iriam ligar muito de oferecer o número. Só aí, conseguiria ter quatro contas. Pode ser um ponto a ser desenvolvido de maneira melhor aqui.

Se querem utilizar a verificação em duas etapas como meio de restringir infratores, como poderíamos desenvolver melhor isto?

Fica a pergunta para ajudar na discussão.

;)
 
Topo