• Estamos procurando por você!
    Olá Visitante, você sempre quis entrar em nossa Equipe de Suporte? Estamos a procura de novos moderadores!
    Dê uma olhada na nossa página de recrutamento para mais informações e como você pode aplicar: clique aqui!

O que é a felicidade?

Saudações,

Eu estava ouvindo a música "Lindo lago do amor" do Gonzaguinha e me veio a cabeça uma série de reflexões acerca da felicidade. Como eu não tinha nenhum amigo na hora pra conversar, eu resolvi compartilhar com vocês o que eu posso definir como felicidade.

Gonzaguinha disse:
O Vento diz "ele é feliz"

Primeiramente queria deixar claro que eu não sou capaz de aceitar que a felicidade dependa ou só exista na existência de um relacionamento amoroso, muito embora esta seja uma peça importante para uma das minhas ideias de felicidade.
Na minha opinião a felicidade pode tomar dois caminhos diferentes:

  • Em um dos caminhos eu acho possível que talvez a felicidade não exista, ou exista, mas como um estado impossível de alcançar. O verdadeiro sonho impossível.
Este caminho talvez encontre relação com a interpretação de Epicuro para descrever a felicidade, ao passo que eu também acho essa interpretação também impossível de ser alcançada.

  • Já em outro caminho, eu acredito que vivemos em uma constante de felicidade, que pode diminuir ou aumentar conforme as coisas que ganhamos ou perdemos.
Podemos dar um exemplo deste caminho para nós que somos gamers, com a quebra do nosso teclado. Enquanto temos um teclado em pleno funcionamento, não percebemos o quanto somos felizes e satisfeitos, uma vez que não paramos pra imaginar o problema que é quando uma tecla ou o teclado inteiro para de funcionar. Isto vai baixar os seus níveis de felicidade, mas não vai te tornar infeliz, pois a sua volta existem muitas outras felicidades, afinal, o seu computador continua funcionando e a sua geladeira está cheia de comida.

De qualquer maneira, eu acredito que pra ser feliz, a gente não pode se perguntar se somos felizes, a plenitude da felidade é o não questionamento de sí. E se somos convictos de nossa felicidade e mesmo assim nos perguntamos "será que ser feliz é isso mesmo?" então não somos felizes.

O que é a felicidade pra você?
Você é feliz?
 
A felicidade em si há mais ramificações do que a Biologia tenta explicar sobre o DNA ou a Química sobre moléculas. Um psicopata, por exemplo, pode sentir uma breve felicidade em maltratar ou matar alguém, é uma felicidade viscosa e sombria, mas para ele é algo confortante. Ou um tetraplégico sentir-se feliz por apenas poder existir, apesar de todas as suas restrições.

Não existe a felicidade perfeita, sempre terá algo para criar peso no outro lado da balança. Se sentir "feliz" não é algo exato, não é matemática, é como uma colmeia gigante cheia de cápsulas que não importa o que faças ou digas sempre ficará um lugar vazio a ser preenchido. Vai do individuo em si querer preencher mais e mais, ou, se satisfazer com o que já conseguiu. Porém, buscar ser feliz a todo custo, mais rápido possível, pode ser considerado como vaidade e assim perder sua essência principal: TEMPO -como um bom vinho que precisa de anos/décadas para se tornar algo apreciado-.
 
Última edição:
é difícil explicar algo tão imensurável. A felicidade é o resultado de sinapses principalmente químicas, ao mesmo tempo estado e sensação.
Eu me sinto feliz, e no fim , em muitos casos é isso que é o mais importante.
 
Já eu não gosto de imaginar a felicidade como algo que é resultante de interações químicas ou físicas, e nem outros sentimentos também.
Mesmo que não sejamos a única comunidade viva no universo, e mesmo que sejamos constituidos dos elementos mais simples e abundantes encontrados, nós temos particularidades que nos fazem especiais diante de tudo. Diante da selvageria do universo, existem delicadezas nos seres vivos que são magnificas: Uma poesia; uma flor; o sentimento despertado por uma música; a felicidade; o cuidado de uma mãe sobre o seu filho.
Tudo isso é bonito, deveriamos contemplar a nossa vida todos os dias, mas infelizmente no mundo há pessoas que não se importam com a beleza que é a vida e não a põe em primeiro lugar: mísseis; bombas; fuzis; porta-aviões; caças de ultima geração - há beleza nessas invenções também - mas fazem parte de uma realidade sombria que não precisamos dela.
 
Topo